domingo, 23 de novembro de 2008

CONCURSO DE NATAL DO BONECOS E TRAPOS

Até dia 10 de Dezembro está aberto o concurso de Natal do Bonecos e trapos.
Os interessados deverão criar frases onde incluam “Natal” e “Bonecos e Trapos”.
A melhor frase receberá um miminho que será um conjuntinho de Natal composto por cinco peças e que será enviado pelo correio.
As frases deverão ser colocadas na forma de COMENTÁRIO na secção “CONCURSO”
Aguardo frases criativas.

ESCLARECIMENTO:
Podem concorrer com quantas frases desejarem

sábado, 15 de novembro de 2008

Meninos do mundo

















Mais uma encomenda concluída. Os meninos do mundo para a Andreia Lopes, em versão manta, para associar cada menino à sua habitação.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Encomendas de Natal

Vamos então fazer as contas:
Pelo meio da minha carreira, que além do trabalho com as crianças, inclui planificações, avaliações, reflexões, reuniões, e formações fiz, esta semana, três conjuntos de Natal. Na próxima, vou ter uma reunião para preparar, um workshop para participar e uma manta dos meninos do mundo e suas habitações e mais nove conjuntos de Natal para fazer. Ufa que canseira ...

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Mais Natal

Estes bonecos de neve, vão juntar-se aos conjuntos de natal que tenho vindo a fazer, e que já são alguns... achei que um toque de neve fica sempre bem no Natal.

domingo, 9 de novembro de 2008

No país do Natal











Mais um desafio me foi lançado, desta vez por parte da minha colega e amiga Sónia Rego que me pediu enfeites para a sua árvore de Natal. Eis o resultado:
3 Pais Natal,
3 Estrelas;
3 Anjos;
3 Botas.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Dentinhos


A pedido da Andreia Lopes, da Amadora, criei o conjunto dentinhos.
Óptimo para sensibilizar para a saúde oral.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Mala em Fuxico




Rendi-me a mais uma técnica, comecei quase a brincar e acabei por criar a minha primeira prenda de natal.

Alguma notas do FUXICO

O fuxico é o nome dado a um tipo de artesanato feito com tecido, agulha, linha e muita, muita paciência. A sua origem é incerta. Não há registo de onde e nem de quando esta ideia de reaproveitar retalhos de tecido começou. Sabe-se apenas que hoje em dia ele é feito em várias partes do mundo.
No Brasil recebeu este nome porque era feito por grupos de mulheres, que se reuniam nas horas vagas, para confeccionar com as sobras de tecidos, toalhas, tapetes, colchas e o que mais a imaginação criasse.
Enquanto trabalhavam, também falavam, por isso o nome "fuxico" (fofoca). Mas não fofocavam, como se quer fazer acreditar, e sim discutiam sobre seus problemas do dia-a-dia, além de incrementar a renda doméstica, vendendo para amigas os trabalhos por elas produzidos. Além do uso na decoração, ele também passou a ser utilizado na confecção de roupas. Sinal de que, mesmo que a indústria têxtil produza tecidos altamente tecnológicos, o artesanato não sai de moda.O fuxico é feito principalmente nas cidades pequenas pois, por ser totalmente artesanal, requer tempo e isto hoje em dia está cada vez mais escasso nas grandes cidades. É no interior do país que se mantém a tradição.
online